Como planejar uma cozinha de forma simples!

Como planejar uma cozinha de maneira acessível!

O planejamento de uma cozinha é um dos principais focos de atenção em um projeto residencial. Afinal de contas, é na cozinha que passamos um tempo importante das nossas rotinas, seja individualmente ou acompanhados de familiares.

Caso você esteja na fase de investir na mudança deste ambiente da sua casa, aproveite e venha com a Decor Lumen aprender a como planejar uma cozinha sem gastar muito: confira o passo a passo que nós preparamos para você logo na sequência. Veja abaixo!

Como planejar uma cozinha gastando pouco?

Para a construção ou reforma de uma cozinha sem a necessidade de gastar valores altos, o primeiro passo a ser garantido é o planejamento do seu orçamento e também do estilo que você deseja. Desta forma, fica mais difícil surgirem imprevistos de obra, ou ainda, gastos que fogem do preço já estipulado.

Portanto, antes de colocar a mão na massa, confira como planejar, seguindo o passo a passo essencial:

  1. Planeje um fluxograma funcional;
  2. Escolha mobílias com bom armazenamento;
  3. Cozinha monocromática ou colorida? A escolha é sua!
  4. Garanta acessibilidade na iluminação;
  5. Insira janelas para uma boa ventilação;
  6. Identifique quais móveis são essenciais;
  7. Regra de ouro: a cozinha deve facilitar a sua rotina.

Pronto para aprender a planejar a sua cozinha de maneira acessível? Não perca também os 10 tipos de cozinha com os modelos mais usados.

1. Planeje um fluxograma funcional

Imagem de uma planta residencial

Poucas pessoas dão a devida importância ao fluxograma de uma cozinha, mas é crucial garantir o fluxo correto das pessoas entre os móveis e os eletrodomésticos no ambiente. Logo, garanta o planejamento deste espaço antes da execução da obra.

Vale lembrar que, em tempos passados, a cozinha era um ambiente da casa relegado a segundo plano, mas com o avanço das medidas de higiene e projetos arquitetônicos, o espaço passou de mero coadjuvante a estrela principal nas residências brasileiras.

Dica da Decor Lumen: o bom posicionamento entre geladeira, fogão e mobílias torna o fluxograma da cozinha mais funcional. Aposte nessa ideia!

2. Escolha mobílias com bom armazenamento

Imagem de uma cozinha com mobílias que possuem armazenamento grande

Muitos projetos arquitetônicos falham na disposição dos móveis, isso devido aos itens essenciais em uma residência. Portanto, antes mesmo de mobiliar a sua cozinha, defina os eletrodomésticos imprescindíveis ao seu dia a dia. Segundo pesquisas relacionadas ao comportamento do brasileiro em compras, os produtos indispensáveis em uma cozinha moderna são:

  • Geladeira;
  • Fogão;
  • Coifa;
  • Forno micro-ondas;
  • Liquidificador ou equipamento mixer;
  • Fritadeira Air Fryer;
  • Máquina de lavar louças.

Adquiriu equipamentos bivolt e está em dúvida se fez a escolha certa? Saiba o que é bivolt e como funciona esse sistema!

3. Cozinha monocromática ou colorida? A escolha é sua!

Imagem de duas cozinhas, uma com móveis amarelos e outra na cor branca

A escolha da cor que irá integrar o projeto de uma cozinha completa é pessoal, mas atente-se, ela deve andar de mãos dadas a funcionalidade do ambiente. Caso o seu desejo seja ousar, estude os tons e mobílias mais usados nos espaços modernos.

O estilo monocromático, também conhecido como o trabalho em cor única, ganha corações ao redor do mundo, compondo cozinhas com toques sóbrios, bem como a possibilidade de paletas coloridas nos utensílios e eletrodomésticos.

4. Garanta acessibilidade na iluminação

Imagem de uma cozinha sofisticada com pendentes de iluminação

A iluminação da cozinha é central na funcionalidade de um lar. A Decor Lumen sugere a escolha de equipamentos luminotécnicos que favorecem a iluminação difusa, bem como luzes auxiliares para focos em bancadas ou eletrodomésticos.

A ideia aqui é, contar com o direcionamento de pendentes e trilho com spots, criando assim, ambientes que confortam a visão, sem deixar de lado, a iluminação econômica do lar. As lâmpadas LED são opções acessíveis nestes casos: adicione ao seu projeto!

5. Insira janelas para uma boa ventilação

Imagem de uma cozinha moderna com janelas

A circulação de ar deve ser levada em consideração no planejamento de cozinhas pequenas. Caso as medidas reservadas ao seu cômodo sejam pequenas, invista em saídas de ar estratégicas, bem como em cores claras que emprestam efeitos de amplitude.

Dica da Decor Lumen: utilize saídas de ar e iluminação natural na hora de planejar uma cozinha econômica. E caso essa não seja uma opção disponível, eletrodomésticos como coifas possibilitam uma ventilação mais adequada.

6. Identifique quais móveis são essenciais

Imagem de uma cozinha moderna com móveis nas cores azul e branca

Caso você busque como planejar uma cozinha pequena, não caia no erro de tentar decorar ambientes compactos com mobílias espaçosas: menos é mais em projetos arquitetônicos funcionais.

Logo, confira as metragens exatas do cômodo, e ao planejar os móveis e eletrodomésticos essenciais, seja assertiva nas escolhas. Desta forma, os resultados agradam aos olhos, e encaixam como luva nos seus investimentos.

Deseja uma cozinha americana em um espaço pequeno? Acesse ideias para se inspirar e acertar na escolha!

7. Regra de ouro: a cozinha deve facilitar a sua rotina

Para fechar com chave de ouro as indicações de como planejar uma cozinha, nós da Decor Lumen ressaltamos a necessidade do planejamento de um ambiente acessível à rotina dos moradores da casa.

Para isso, garanta o fluxograma sugerido acima, móveis com o correto armazenamento dos utensílios, mobílias e iluminação adequadas, e desta forma, terá uma cozinha que atende todos os pré-requisitos destacados por especialistas na área.

Gostou de conferir como projetar uma cozinha planejada gastando pouco? Siga acompanhando os conteúdos semanalmente preparados aqui no blog, assim compartilhe este post com aquele amigo que planeja mudanças no lar.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.