10 tipos de cozinha: conheça os modelos mais usados

Tipos de cozinha: conheça os 10 modelos mais utilizados!

Você já ouviu falar que a cozinha é o coração da casa? Vamos combinar que isso é um fato! É nesse ambiente que você consegue demonstrar todos os seus dotes culinários e, claro, reunir familiares e amigos para degustarem saborosas refeições.

Você que está construindo ou reformando seu espaço, poderá aproveitar completamente este post, pois nós da Decor Lumen, vamos apresentar logo abaixo os 10 tipos de cozinhas mais utilizados em ambientes residenciais e, até mesmo, comerciais.

Aproveite e veja 5 dicas para não errar na iluminação da sua cozinha!

Continue lendo para se inspirar e deixar seu ambiente deslumbrante a partir das nossas dicas, mas antes disso, veja uma breve introdução.

Afinal, quais são os tipos de cozinhas existentes?

Uma das melhores sensações que podemos vivenciar é aquela advinda quando adentramos nossa casa e a cozinha está completamente organizada. Por isso, um bom planejamento arquitetônico é importante no momento de estruturar o local.

Um cômodo como esse deve transmitir aconchego, praticidade e, se for do seu gosto, sofisticação. Por isso, listamos 10 modelos de cozinha que são possíveis de serem feitos de acordo com o seu ambiente.

Confira agora:

1 – Cozinha linear

Imagem de uma cozinha em formato linear

Uma das mais tradicionais, a qual requer menos trabalho na hora da sua execução, é a cozinha linear. Ela está presente na maioria dos apartamentos com perímetros reduzidos, uma vez que é construída de maneira reta, ou seja, horizontal.

Confira algumas dicas que, nós da Decor Lumen, preparamos para você arrasar na decoração de apartamentos!

Logo, as bancadas e armários ficam em uma só parede, assim como os eletrodomésticos. Existem maneiras de otimizá-la, como com a presença de prateleiras.

2 – Cozinha paralela

Imagem de uma cozinha projetada no formato paralelo

A cozinha paralela, como o nome já diz, é estruturada de forma que as bancadas fique uma em frente à outra. Ou seja, um corredor reto é criado no meio do ambiente, uma vez que as duas paredes se encontram frente à frente. Assim, você pode colocar móveis e aparelhos eletrônicos em ambos os lados.

Desse modo, como o ambiente é pouco maior, é possível separar um espaço para fazer uma bancada de alimentação seguindo estilos retrô, vintage ou contemporâneo.

3 – Cozinha em “U”

Imagem de uma cozinha projetada no formato em U

A cozinha em formato de “U” é parecida com a paralela, porém entre um lado e outro existem armários que são funcionais para o cômodo. Portanto, seu formato é parecido com o a letra em questão e pode ser projetado para que uma das partes sirvam como bancadas para realizar refeições.

Nesses casos, as decorações são adequadas de maneira a pensar na usabilidade do espaço que, normalmente, não é tão extenso, mas pode ser muito bem utilizado.

4 – Cozinha em “L”

Imagem de uma cozinha projetada no formato L

A cozinha em “L”, assim como na opção anterior, possui esse nome por conta do seu formato. Seu perímetro também não é muito grande, visto que as dimensões da mobília são estrategicamente planejados para uma melhor otimização do local.

A área utilizada segue a linearidade e dá uma pequena volta na parede ao lado, formando a letra “L”. Os eletrodomésticos tendem a ser menores ou embutidos na formulação do móveis.

5 – Cozinha em “G”

Imagem de uma cozinha em formato G

É similar a cozinha de formato “U”, entretanto um de seus lados não chegam até o final, seja por design ou para manter a passagem livre. São composições modernas que seguem visuais rebuscados e planejados para que tudo esteja dentro do tamanho certo.

Aqui também é possível estruturar os móveis de forma que os eletrodomésticos fiquem embutidos na construção da cozinha como um todo. A parte de refeições, com bancada própria também é fundamental.

6 – Cozinha com ilha

Imagem de uma cozinha linear com ilha

Ah, a famosa e sonhada cozinha com ilha! Esse é um tipo de projeto de se admirar, porém os espaços precisam ser suficientes para que haja uma bancada centralizada entre uma cozinha em “U” ou “G”, por exemplo. Outra maneira de transformar seu ambiente e colocar a tão esperada bancada, é seguir o estilo linear de modo que a estrutura desejada fique paralela aos móveis.

Sem dúvidas é uma opção incrível para aqueles que sonham em ter uma ilha na cozinha. Além do mais, é possível utilizá-la para embutir cooktop ou outros utensílios.

7 – Cozinha compacta

Imagem de uma cozinha compacta, contendo pia, mesa e duas cadeiras

Esse tipo de cozinha é incrível para ambientes que são pequenos. Quando as dimensões são menores, optar por esse modelo é o correto, visto que com ele é possível criar soluções inteligentes de maneira a aproveitar o lugar. Existem uma grande variedade de móvel, como as mesas embutidas, que oferecem praticidade e conforto.

Assim, você consegue ter a sua cozinha e, quando desejar, pode puxar a mesa para almoçar, jantou ou comer aquele lanchinho da tarde.

8 – Cozinha integrada

Imagem de uma cozinha integrada com outro ambiente

A cozinha integrada também é um charme, visto que nela você consegue preparar refeições ao mesmo tempo que assiste TV na sala de estar ou fica de olho no que os filhos estão fazendo. Logo, é uma alternativa a ser considerada para compor um ambiente familiar.

Aliás, o que é melhor do que poder cozinhar e participar das brincadeiras que acontecem em outro cômodo? Fantástico, certo?

9 – Cozinha americana

Imagem de uma cozinha americana, contendo mesa, cadeiras e ornamentos como lustres

A cozinha americana transformou-se em tendência aqui no Brasil, uma vez que as bancadas que fazem parte da cozinha é um verdadeiro deslumbre. Com ela a praticidade ganha forma, oferecendo um local a mais para refeições rápidas e confortáveis.

Os banquinhos que agregam a decoração são um fascínio, fazendo parte de composições estéticas diferentes e chamativas.

10 – Cozinha gourmet

Imagem de uma cozinha gourmet, localizada na parte externa de uma casa

Por fim, a cozinha gourmet é aquela projetada para áreas externas, as quais, em sua maioria, possuem churrasqueiras e outros utensílios voltados ao lazer. Por exemplo, você pode colocar eletrodomésticos como refrigeradores para bebida ou forno a lenha.

Quer saber como transformar a sua área de serviço em área de churrasco e lazer? Confira!

Planeje muito bem esses locais, uma vez que é ali que a maioria dos convidados irão ficar e curtir comemorações ou pequenas reuniões.

Viu só quantos tipos de cozinhas e modelos de composição existem nesse cômodo? O melhor a ser feito é analisar qual fica melhor em seu ambiente e, também, qual é a escolha que combina mais com seu gosto e desejo particular.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e divida esse post com os amigos!

Nos vemos na próxima publicação!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.