4 melhores modelos de luminárias de mesa para estudos!

Qual o melhor tipo de luminária de mesa para estudo? Top 4!

É de senso comum, como também comprovado cientificamente, que o ambiente de estudos influencia diretamente no desempenho do estudante. Sabendo disso, a iluminação é um fator essencial, porém como existem diversos modelos de luminárias, às vezes se torna muito difícil escolher a melhor.

Para isso, fique tranquilo, porque foi pensando nessa necessidade que desenvolvemos este post, trazendo as melhores e mais importantes informações do assunto. Continue a leitura e descubra tudo o que precisa:

Melhor luminária de mesa para estudo: 4 modelos ótimos

Cada pessoa possui suas próprias individualidades e, por isso, cada item que é adquirido para implementar no ambiente de estudos deve ser pensado diretamente em suas necessidades. Trouxemos 4 tipos de luminária, para que você possa conhecer e escolher o modelo que melhor corresponde ao que precisa:

  1. Luminária Articulada
  2. Luminária Ajustável
  3. Luminária com Cúpula
  4. Luminária em Polietileno

Saiba mais detalhes sobre cada uma delas à seguir:

Luminária Articulada

Esse modelo deve ser usado com uma E-27, ele não emite raios ultravioletas e infravermelho para luz direta, sendo muito bom para pessoas que precisam ter bastante mobilidade e, também, praticidade enquanto estuda ou faz algum tipo de atividade que pede uma boa iluminação e atenção. Dentre as opções, o modelo mais manejável!

Imagem de uma mesa de estudos com luminária articulada

Luminária Ajustável

Muito semelhante a opção anterior, esse item, mesmo sendo ajustável e para luz direta, não pode ser considerado articulado, mesmo assim é um modelo tão pratico quanto e pode ser a opção perfeita para quem procura algo um pouco mais simples e discreto para colocar em sua mesa de estudos.

Imagem de uma mesa de estudos com luminária ajustável

Luminária com Cúpula

Já para quem prefere luz difusa, o abajur de cúpula é uma ótima opção. Não tão grande, ele é fácil de mover de um lado para outro, apesar de não ser possível alterar o foco da luz. Mesmo assim, esse é um ótimo investimento para pessoas fotossensíveis e que precisam de uma iluminação mais próxima de seus materiais de estudo!

Imagem de uma mesa de estudos com luminária com cúpula

Luminária em Polietileno e formatos divertidos

Uma ótima opção para crianças ou para quem não precisa de uma iluminação tão intensa, esses modelos divertidos trazem uma luz mais difusa, que ilumina pelo material envolto na lâmpada. É uma opção bem bacana para quem quer decorar e iluminar a mesa de estudos.

Imagem de uma mesa de estudos com luminária em polietileno

Como escolher o melhor modelo de luminária?

Agora vamos entrar em detalhes um pouco mais específicos. Dentre as opções de escolha, temos o modelo de base, de cor, da luminária em si e da lâmpada, você sabe qual é a melhor opção para se escolher? Continue lendo saiba tudo o que precisa antes de comprar a sua luminária de mesa:

Qual a melhor luz para estudar: branca ou amarela?

Quando pensando em um cantinho para estudo, normalmente associamos com a concentração, atenção e aprendizado, por isso, as melhores opções são as luzes neutras ou frias, que estimulam a atenção da pessoa. Ainda sim, é importante ressaltar a importância do cuidado com as lâmpadas muito frias, que acabam piorando a concentração e incomodando.

É claro que, se a intenção não for o estudo, mas sim uma luz mais fraca e que ajude a deixar o ambiente mais confortável e acolhedor, a melhor opção é o uso das luzes em tons quentes. Você pode entender mais sobre a temperatura das cores das lâmpadas em nosso post.

Qual é melhor para estudo: luz direta ou difusa?

Em geral, é comum que as pessoas automaticamente digam para dar preferencia às luzes diretas, mas muito mais do que isso, é importante conhecer e entender as particularidades da pessoa que vai usar o cômodo, seja você, um parente ou um cliente do projeto.

Isso porque, para quem é mais fotossensível, as luzes difusas são muito mais adequadas e confortáveis para os olhos, já que deixa a iluminação passar apenas por cima e por baixo, sem ir diretamente para a retina. Então é essencial esse cuidado com a escolha, com a intenção e com o próprio usuário da mesa! Conheça mais sobre os tipos de luz direta, indireta e difusa.

Imagem de um homem estudando

Qual o melhor modelo de base para luminária?

A base da luminária é a parte de baixo, que dá sustentação, dentre os mais comuns são as bases tradicionais, de clipe e com garra, esses dois últimos ficando presos na mesa, normalmente na beirada. Entretanto, a melhor opção são as bases tradicionais. Isso porque, mesmo sendo um pouco mais espaçosas do que as outras, é o modelo mais maleável, que te permite mudar o local da luminária conforme necessário e com muita praticidade.

Imagem de uma mesa de estudos com luminária

Melhor tipo de lâmpada para luminária de mesa para estudo

Dentre as opções de lâmpadas da atualidade, sem dúvida a melhor opção são as LED, por dois motivos chave. Em primeiro lugar, por sua durabilidade e qualidade, oferecendo locais bem iluminados e por muito mais tempo que os outros. O segundo motivo é mais focado na segurança e bem-estar, já que esse modelo não gera calor como algumas outras lâmpadas.

Imagem de uma pessoa inserindo uma lâmpada em uma luminária

E então, encontrou a melhor luminária de mesa para estudo? Esperamos que com nossas dicas você possa escolher sem erro e conseguir estudar da melhor forma, alcançando seu melhor potencial. Aproveite para conferir também qual é a melhor luz para dormir! Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.