O que é feng shui? Saiba onde e como aplicar na sua casa

A famosa técnica milenar pseudocientífica, também chamada de “geomancia chinesa”, é responsável por promover harmonia e bem-estar no lar apenas com a utilização de alguns elementos e sua organização.

Gostaria de renovar os ambientes da casa? Você precisará de cuidado na disposição dos móveis e na posição dos objetos. Assim, é possível obter uma harmonia que pode beneficiar diversas esferas, como financeira, espiritual, saúde e familiar.

Ficou curioso? Conheça mais sobre o Feng Shui, como seguir essa técnica, como aplicá-la em seu lar e seus benefícios!

O que é Feng Shui e onde surgiu?

O Feng Shui é uma prática antiga, desenvolvida para eliminar as energias negativas de um ambiente e trazer benefícios para a vida dos moradores apenas com a harmonia e equilíbrio dos espaços da casa.

A técnica foi criada na China há cerca de 5 mil anos e os primeiros praticantes locais de suas comunidades para implantar o método. Nessa época, eram feitos estudos de forma detalhada de todo o ambiente, clima e topografia.

ambiente decorado com plantas e vasos de flor

Além disso, as pessoas se consideravam parte do universo, por conta disso sempre optavam pela preservação máxima da natureza. O homem precisava preservar as leis do ambiente para viver em harmonia, portanto os praticantes da técnica acreditavam que desastres poderiam ser evitados e a comunidade seria agraciada somente pela bênção dos céus.

Os responsáveis por implantar essas técnicas nos locais eram os antigos Mestres do Feng Shui. Durante muito tempo eles não repassavam seus conhecimentos para ninguém, apenas para seus discípulos.

A técnica também foi muito utilizada durante a construção de palácios e edifícios da China antiga, assim como a colocação de seus móveis. Ao longo dos anos, o Feng Shui foi incorporando outros elementos como ciências médicas, arte, folclore, ecologia, arquitetura e também a psicologia.

Quais são as regras do Feng Shui?

Para transformar qualquer ambiente com o Feng Shui, é preciso seguir uma série de princípios importantes para a técnica ser aplicada de maneira efetiva, sempre visando benefícios aos moradores.

Por isso, apenas saber o que é Feng Shui não é o suficiente para iniciar o processo de mudança de uma casa. Conheça as principais regras:

  • Não utilize espelhos de frente para a porta: com isso, é possível rebater a energia boa de dentro do ambiente para fora;
  • Cuide sempre do fogão: o fogão, no Feng Shui, é considerado um símbolo de abundância. Por isso, é necessário que ele sempre esteja limpo e arrumado;
  • Retire todos os eletrônicos dos quartos: eletrônicos nos quartos fazem as mentes se tornarem agitadas. O qual deve ser somente um lugar de paz e descanso;
  • Arrume toda a bagunça: no Feng Shui, a bagunça é algo que transmite más vibrações aos moradores com potencial destrutivo. Por isso, a casa deve estar sempre em ordem, principalmente no cômodo de entrada.

Esses são os principais fundamentos para a aplicação eficiente do Feng Shui em uma casa. Além deles, para sempre ter benefícios, é necessário haver aproximação com a natureza.

Por esse motivo, utilize livremente pedras, cristais, iluminação natural, fontes de água, plantas e circulação de ar dentro de sua casa. Quanto mais natural for, melhor o resultado.

Já que o assunto é decoração, o que acha de conferir tudo sobre os tipos de tapete e qual colocar para aprimorar o ambiente?

O que não pode no Feng Shui?

Além de conhecer o que é o Feng Shui e suas regras, é preciso estar sempre atento ao que não se pode fazer em uma residência.

Na técnica, é necessário evitar que plantas murchem e morram nos cômodos. Portanto, é preciso que elas estejam sempre saudáveis e bem cuidadas para proporcionarem a energia vital ao ambiente.

Além disso, itens danificados ou quebrados podem trazer malefícios à vida financeira dos moradores. Por isso, ao quebrar um objeto, não o deixe em casa por muito tempo.

Principalmente quando se trata de lâmpadas queimadas, eletrodomésticos que não funcionam mais e até mesmo vazamentos de água que não são consertados.

Portas bloqueadas por objetos também devem receber atenção. Dentro do Feng Shui, é preciso que as portas dos cômodos tenham facilidade ao abrir para permitir o fluxo de energia. Por isso, garanta que objetos não serão colocados atrás delas.

Como ativar o Feng Shui em casa?

Para ativar o Feng Shui em uma residência, é preciso utilizar o “ba-guá de harmonização”, que consiste em um mapa octogonal para serem identificados os espaços que dependem de uma boa harmonização.

Com ele, é possível identificar as principais áreas da vida e, a partir desse mapa, torna-se possível iniciar o processo de reorganização e também da retirada de objetos.

O ideal é incluir muitas plantas no ambiente para as más energias serem filtradas e os moradores se encontrem mais próximos da natureza. Quanto melhor forem as energias, mais equilibrada a vida se tornará.

Aproveite para aprimorar a leitura sabendo os detalhes da posição solar!

Quais os principais elementos do Feng Shui?

Para implantar o Feng Shui é necessário pensar em seus 5 principais elementos: terra, madeira, fogo, metal e a água.

Desse modo, para o Feng Shui funcionar conforme o planejado, é preciso implantar todos esses elementos em uma casa.

  • Água é abrangida pelas cores preto e azul. Por isso, o certo é apostar em espelhos, vidros e objetos que remetem à fluidez que contém a água;
  • A madeira é possível incluir por meio da utilização de artigos elaborados em madeira e também da cor verde-escuro ou do formato cilíndrico, ou mesmo as plantas, que também fazem parte;
  • No metal, pode-se optar por mármores, cristais e cores mais claras;
  • O fogo, que demonstra alegria e intensidade, pode ser aplicado por meio de uma decoração repleta de triângulos e também da cor vermelha, que remete ao calor;
  • A terra basta investir em objetos de argila, cerâmica ou barro.

Veja também 7 ideias para decorar a parede da sua sala e deixe o Feng Shui ainda mais efetivo na sua residência!

Quais são os benefícios do Feng Shui para casa?

Ao compreender o que é Feng Shui e seus principais fundamentos, é possível receber uma série de benefícios em todas as esferas da vida, como financeira, espiritual, profissional e também nas relações com outras pessoas.

Além disso, é possível adquirir uma melhora significativa no bem-estar mental e saúde física. Com a prática aplicada adequadamente em um lar, é possível receber em troca:

  • Purificação das energias negativas do ambiente e renovação;
  • Melhoras significativas nas relações afetivas, familiares ou amorosas;
  • Obtenção de um ambiente com mais harmonia que exala positividade;
  • Combate dos males da saúde;
  • Afastamento de hábitos que são nocivos;
  • Melhora do sono;
  • Combate contra ansiedade e depressão.

Por mais que pareça complexo, a aplicação do Feng Shui é algo feito por ações simples e voltadas à harmonia e equilíbrio de uma vida.

jardim com plantas e uma fonte de água

Agora, basta colocar essa técnica em prática para obter não só seus benefícios, mas também um ambiente mais confortável, aconchegante e muito mais organizado.

Quer continuar conhecendo mais sobre o universo de decoração e iluminação? O Blog da Decor Lumen é o lugar certo! Por aqui, você tem à disposição conteúdos incríveis!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.