Luzes inteligentes: saiba como funciona

Você com certeza já se deparou com uma casa toda conectada, moderna e um tanto quanto inteligente, não é? Esse tipo de local, geralmente, conta com o sistema de iluminação inteligente.

Hoje, muito se fala em tecnologia e modernidade, porém esse sistema inteligente chegou para trazer essa realidade de uma forma acessível para todos. Mas, você sabe o que é, de fato, esse sistema?

A iluminação inteligente nada mais é do que uma nova maneira para “ativar” a luz, sem a utilização de interruptores. Essa ativação é feita de uma forma totalmente automática, por meio de sensores de presença.

Há benefícios com essas luzes? Sim, e muitos! Esse novo conceito proporciona uma diminuição de gastos de energia, fazendo com que o sistema seja regulado conforme você precise, ou seja, somente quando for necessário. Saiba um pouco mais sobre essa revolução tecnológica na iluminação.

Como funciona a iluminação inteligente?

A iluminação mecânica e as luzes inteligentes, dependem de um aparelho para realizar seu funcionamento. A ativação pode ser efetuada por meio de sensores de presença e de movimentos, ou até mesmo por aparelhos como os smartphones.

É para essa ativação que o sistema se faz útil, garantindo o acionamento das lâmpadas ou luminárias. Além disso, também conseguem regular a intensidade da luz.

É justamente por essa regulagem que o sistema oferece maior economia de energia, pois esses acionamentos são feitos seguindo as necessidades identificadas para o espaço. Algumas pesquisas comprovam que uma localidade, seja residencial ou comercial, que tenha uma iluminação feita através de luzes inteligentes, conseguem reduzir em torno de 35% do consumo de energia.

Legal, não é mesmo? Realmente é um sistema que proporciona economia, controle do uso de energia, bem-estar e, claro, uma iluminação adequada. Agora que você sabe como funciona, veja no próximo tópico o que é a luz inteligente.

O que é luz inteligente?

São dispositivos tecnológicos desenvolvidos seguindo diversos avanços e funcionalidades personalizadas. Essas peças, em sua maioria, contam com rede Wi-Fi e conexão via Bluetooth, ou seja, com apenas alguns cliques, através de um smartphone, é possível fazer um controle completo da iluminação.

Esse tipo de sistema é possível controlar a iluminação com mais eficácia, como nas mudanças de cor e temperatura da luz, criar diferentes coordenações e até mesmo agendar o horário de ligar e desligar a luminária.

Essas lâmpadas foram criadas com tecnologia LED personalizável, e todas as finalidades podem ser controladas por meio de aplicativos.

Imagem de uma lâmpada inteligente

Quanto tempo dura lâmpada inteligente?

As lâmpadas inteligentes contam com uma vida útil de 25.000 horas. Essa duração prolongada acontece devido sua estruturação feita com matérias-primas de alto padrão e por sua conectividade sem fio.

Como tornar a iluminação inteligente elegante?

Mesmo com todos os avanços tecnológicos, as lâmpadas inteligentes mantiveram os formatos dos modelos tradicionais, por isso, sua instalação continua simples. Basta instalar a nova peça no lugar desejado e efetuar a configuração pelo smarthphone através dos aplicativos compatíveis.

Para você, que sonha em ter uma casa tecnológica, mas sem abrir mão da simplicidade, conheça agora algumas peças luminotécnicas para você adicionar essas lâmpadas e unir o moderno ao sofisticado. Veja:

Abajures

Uma ótima forma que utilizar essa iluminação inteligente é com os abajures. Com eles, é possível aplicar as luzes em qualquer ambiente de uma forma muito prática, além de possibilitarem mudanças a qualquer momento.

Você pode escolher os abajures modernos, para aprimorar ainda mais a decoração da sua sala, quartos ou hall de entrada. Caso queira ainda mais tecnologia, também há no mercado as opções de abajures touch, onde você consegue ligá-lo e desligá-lo com apenas um clique.

Abajur moderno

Pendentes

Os pendentes são as melhores alternativas para a pessoas que desejam transformar a decoração da sua casa gastando pouco. A boa notícia é que essas lâmpadas smart podem ser adicionadas a essas peças, basta escolher um modelo que combine com a sua decoração e adicioná-los em qualquer ambiente da casa, seja banheiro, cozinha, quarto ou sala: o resultado será incrível!

Arandelas

Outra ideia para utilizar o sistema de iluminação inteligente é com as arandelas. Esses modelos conseguem transformar por completo a configuração estética e luminotécnica do local. Desempenham uma iluminação direcionada perfeita para corredores, garagens e áreas externas.

Imagem em destaque de uma arandela

Spots e trilhos

A última dica une o elegante, o minimalismo e o moderno. Pois é! Se você busca sair do tradicional, a melhor alternativa é utilizar o sistema inteligente nos spots e trilhos. Isso porque você estará desfrutando de todos os benefícios desses dispositivos e, ao mesmo tempo, decorando sua casa.

Imagem de trilhos de iluminação

Agora que você já conhece tudo sobre esse avanço tecnológico do ramo de iluminação, basta colocar a mão na massa e aplicá-los no sistema da sua casa.

Gostou deste conteúdo? Aqui você encontra diversos artigos com dicas sobre iluminações residenciais e comerciais. Para descobrir mais sobre esse universo, é só continuar por aqui. Aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.