Abajur na decoração: como escolher? Confira os modelos!

Luminária clássica, atemporal e funcional: bom, você provavelmente deve ter pensado em um abajur, certo? Se sua resposta foi positiva, com certeza esse item já fez ou ainda faz parte da decoração da sua casa.

Atualmente, além de servir como objetos decorativos, também são indispensáveis para uma iluminação suave e na altura dos olhos, evidenciando cores e detalhes que merecem destaque. Além disso, os abajures são alguns dos produtos que conseguem proporcionar uma luz difusa, permitindo a formação de diferentes cenas em um mesmo cômodo, seja ela residencial ou comercial.

Deseja se familiarizar sobre o universo amplo e profundo desse tipo de iluminação? Basta continuar a leitura para conhecer melhor tudo sobre os poderosos e incomparáveis abajures.

Abajur na decoração: estilo e funcionalidade

As tendências de decoração vêm e vão, porém os clássicos nunca saem de moda. Sabe por quê? Não há peças que conseguem valorizar com tanto primor a decoração igual a eles. Em outras palavras: são únicos!

A boa notícia é que a cada lançamento são criados novos modelos dessa peça decorativa, por isso, não há nenhum estilo que fique de fora. Do quarto ao escritório, sempre há um cantinho pronto para ganhar uma fonte de luz indireta e com um charme sem igual.

As configurações estéticas, ainda, vão desde os mais clássicos aos modernos, dos futuristas aos estilizados. Você se deparará com uma variedade de modelo, feitos em porcelana, vidro, material reciclado, em madeira, inox, ferro, plástico e muitos outros. Contudo, como escolher o modelo certo? Te mostraremos seguir.

Como escolher um abajur?

Existem abajures para diferentes finalidades, sabia? Pois é! Justamente por ser um objeto bastante comum, antes de escolher, é necessário analisar qual será o propósito do objeto naquele espaço.

Por exemplo, se o seu intuito é ter uma luz limitada para leitura, que tal investir em um abajur com luz direcionável e estrutura articulada? Ou então, se o objetivo é agregar o ambiente, uma ótima opção são os abajures com designs diferenciados.

Enfim, para essa escolha, é indispensável que o contexto do projeto seja considerado, com o propósito de integrar suas funcionalidades com características estéticas.

Vale lembrar: abajures de madeira conseguem oferecer ainda mais aconchego para o cômodo, evidenciando uma decoração leve e equilibrada. Já as peças desenvolvidas em aço são ideais para locais com decorações mais dinâmicas, são sérios e minimalistas, perfeitos para escritórios.

Como combinar abajures na decoração?

É claro que a combinação entre os abajures, outras luminárias e a decoração precisa ser levada em consideração. Para garantir um projeto luminotécnico compatível com seu gosto pessoal, é possível combinar os abajures com luminárias de sobrepor ou embutir, arandelas e spots.

Essas peças, quando adicionadas de uma forma equilibrada no espaço, são capazes de garantir uma iluminação sutil, equilibrada e mais convidativa aos visitantes e, claro, para os moradores da casa.

Ressaltamos que não é indicado adicionar os abajures em cantos ou espaços que requerem uma iluminação potencializada. São perfeitos para criar pontos de luz suaves, como mesas de cabeceiras, escrivaninhas, mesas laterais e etc.

5 opções de abajures para sua casa

Com a variedade de abajures, torna-se uma tarefa complicada identificar as melhores opções para uma decoração com abajur. Por isso, preparamos um checklist com os modelos mais incríveis atualmente. Confira:

1- Abajur com estrutura de vidro

Em busca de um abajur clássico para o seu quarto? Uma ótima opção é esse modelo com estruturação feita com vidro transparente e cúpula de tecido plissado branco. Essa peça é confeccionada com matérias-primas de alto padrão, como vidro e zinco. Combina perfeitamente com ambientes minimalistas.

Imagem de um quarto de casal decorado com abajur de vidro e tecido

2- Lampe Natural

Sofisticação é a palavra-chave: o abajur Lampe Natural é perfeito para salas e quartos, gerando uma iluminação suave e até mesmo sóbria. A peça fabricada em polietileno conta com estrutura cilíndrica branca com uma cúpula arredondada natural.

Imagem de um ambiente interno decorado com lampe natural

3- Soleil Ufos

Que tal inovar na escolha? O Soleil Ufos ganha evidência em qualquer decoração, oferecendo um design que remete a um planeta do sistema solar. O abajur de mesa é fabricado em polietileno com alumínio.

Imagem de um quarto decorado com Soleil Ufos

4- HandBag

Quem não ama um toque de modernidade, não é mesmo? Essa próxima peça é mestre nesse quesito! A HandBag trás o formato tradicional de lamparina com traços abaulados em alumínio e polietileno, proporcionando um jogo de luzes discreto e confortável. É perfeita para quartos, salas de TV e para mesas de cabeceiras em geral.

Imagem de quarto decorado com luminária handbag

5- Abajur articulado

Essa é uma perfeita opção para o seu local de leitura! A luminária articulada é desenvolvida em alumínio com facho de luz direcionado, ideal para escritórios, para uma mesa ao lado da poltrona e escravinhas.

Conta com uma estrutura direcionável, ou seja, permite que você controle a direção a ser iluminada. Perfeita para ler aquele livro sem precisar forçar os olhos!

Imagem de ambiente interno home office decorado com luminária de mesa gold

Gostou das dicas? Espero que um desses itens tenham brilhado seus olhos. Caso você ainda esteja em dúvida, saiba que existem muitas outras opções de peças como essas em nosso site Decor Lumen. Vale a pena conferir!

Aproveito para te convidar também a explorar o universo de arquitetura e iluminação com os artigos aqui do blog! E por falar nisso, você sabe o que são luzes inteligentes? Confira!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.