Como usar iluminação moderna? Aprenda a aplicar por cômodo

A iluminação moderna é capaz de tornar os ambientes mais agradáveis e confortáveis. Com isso, um bom planejamento de iluminação decorativa vai te ajudar a dar destaque a pontos estratégicos, valorizando a decoração e a arquitetura do espaço.

Tudo isso é feito com a finalidade de despertar sensações como aconchego e foco conforme a finalidade do ambiente, seja ele voltado para descanso e lazer, ou atividades que requerem mais atenção, como estudos e trabalho. Para compreender melhor a necessidade de cada ambiente e começar a montar cenários através da iluminação moderna, hoje eu, Luciana Carazzato, Engenheira Civil, te convido a conferir todos os detalhes!

Como usar luminária moderna em cada cômodo?

Com tantas opções disponíveis no mercado, você pode estar se perguntando: como definir a quantidade, e o tipo de item de iluminação para começar? Onde instalar? Bom, o primeiro passo para planejar a iluminação de ambientes é definir quais sensações você deseja transmitir naquele espaço. Ficou confuso? Não se preocupe, estou aqui para te ajudar.

Que tal começarmos a falar sobre como trabalhar a iluminação em quatro cômodos da casa? Aqui eu vou usar as necessidades e realidades de cada caso e como eles são usados, para te orientar na escolha de uma luz condizente. Vem comigo!

Luminárias para sala

Quando falamos em fazer a iluminação da sala de estar ou jantar, precisamos levar em conta alguns tópicos. Em primeiro lugar, por ser um ambiente de confraternização e bem-estar, o local precisa transmitir uma sensação confortável e aconchegante.

Por isso, o uso de luz neutra ou quente é muito importante. De modo geral, a iluminação da sala precisa ser central e complementada pela luz em decorações e cantos, para deixar o local mais elegante e natural aos olhos.

Imagem de sala de estar com pendentes na decoração

Nesses locais, especialmente sobre uma mesa de jantar ou no centro de uma sala, os pendentes são a melhor forma de fazer uma decoração moderna, especialmente os modelos com mais pontos de luz e design inovador.

Já quando for fazer a iluminação complementar, seria melhor usar as fitas de LED ou as luminárias na parede, como também mostro nas referências de decoração:

sala de estar com pendentes

Luminárias para quarto

Quando falamos de luminária para quarto, é importante lembrar que comumente são usadas dois tipos de iluminação em um mesmo quarto, sendo eles os modelos de luz fria como iluminação geral do cômodo, e as iluminações quentes em pontos estratégicos, normalmente próximos da cama. Isso porque enquanto a luz fria nos deixa mais acordados e atentos, os tons quentes causam relaxamento e conforto.

Imagem de quarto de casal com pendentes

De forma geral, este ambiente pede uma iluminação suave, e por isso é muito interessante utilizar um dimmer para controlar a intensidade da luz, quando possível. Neste cômodo, evite posicionar pontos de luz acima da cama, pois esse tipo de iluminação pode ser incômodo aos olhos.

Luminárias para cozinha

Assim como nos quartos, existem momentos na cozinha que demandam bastante concentração, atenção, e claridade, enquanto outros são ótimos para relaxamento e confraternização. Por isso, nesse espaço a iluminação deve ser intensa, ampla e eficaz.

Imagem de cozinha com luminárias

Pensando nisso, próximo ao fogão, balcão e pia, um pendente com luz fria é essencial. Os modelos de pendentes modernos mais usados são aqueles que podem ser usados em sequência, como você pode conferir na referência acima. Já próximo da mesa, é interessante ter um painel de LED ou alguma arandela.

Luminárias para sala de jantar

Na sala de jantar, é interessante destacar a função do ambiente estabelecendo uma boa iluminação em cima da mesa. Este é o cenário ideal para considerar a inserção de um lustre. Aqui, a quantidade de lustres ou pendentes necessários será definida conforme o tamanho da mesa e a necessidade de iluminação que ela exige.

Imagem de sala de estar com lustres

Na hora de posicionar o lustre ou pendente neste espaço, considere sempre a distância de 80cm do item de iluminação até o tampo da mesa para não errar na altura de instalação.

Luminárias para banheiro

Por fim, vou falar um pouco sobre como é possível fazer uma decoração super elegante e moderna no banheiro, apenas dando uma maior atenção para a iluminação. Infelizmente, muitas pessoas acabam dando menos atenção para a luz no banheiro, apenas usando um painel de LED central.

Mas, as referências que usam pendentes ou luminárias de parede são ótimos exemplos de como é possível aproveitar bem cada espaço. Normalmente, no banheiro, utilizamos as opções de design em linhas retas, ou no máximo aqueles com um pouco mais de contraste de movimento. Aposte em luzes difusas próximo ao espelho, para uma boa iluminação do rosto.

Imagem de banheiro com luminárias

Quais são os tipos de luminária?

De modo geral, a iluminação pode ser direta, indireta e difusa. Sendo a indireta uma luz rebatida, e a difusa uma iluminação que é suavizada em contato com superfícies. Para finalizar o nosso papo de hoje, vamos relembrar quais são os principais tipos de luminárias que conhecemos, capazes de garantir todos esses efeitos:

  • Spots;
  • Fitas LED;
  • Arandelas;
  • Balizadores;
  • Pendentes;
  • Lustres;
  • Luminárias de mesa;
  • Luminárias de piso.

Essas foram as dicas, referências e modelos que decidi mostrar para vocês hoje. Espero ter conseguido explicar como usar a iluminação moderna com várias novas ideias de decoração utilizando pendentes, abajures, entre outras luminárias incríveis. Curtiu o conteúdo? Complemente a leitura conferindo os post com o tema tipos de luminária: veja como usar!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.