5 ideias simples de decoração de sítios e chácaras

Decoração para sítios e chácaras: 5 ideias surpreendentes!

Geralmente, a primeira ideia que surge durante a transformação de um sítio ou de uma chácara é garantir a tranquilidade do local – a calmaria é um adjetivo intrínseco a esses espaços, que estão relacionados ao descanso. Afinal, não há nada melhor do que ir ao interior em busca de paz e serenidade, ainda mais se o ambiente for confortável e aconchegante.

Mediante a isso, nós da Decor Lumen, separamos 5 ideias de decoração para sítios e chácaras que vão te inspirar a investir nesses espaços, deixando-os mais convidativos. Continue lendo para não perder nenhuma dica e saber como fazer uma bela decoração!

Como deixar a decoração do sítio pequeno bonita?

Algumas pessoas acreditam que, por se tratar de um sítio ou chácara, a decoração não precisa ser tão rebuscada. Realmente, se você deseja ter algo mais básico, o melhor é seguir por caminhos mais simples e neutros, porém isso não significa que a ornamentação para esse tipo de espaços precisam ser básicas. Muito pelo contrário!

A casa no interior faz referência a momentos de pausas no dia a dia corrido da cidade e, por isso, devem ser confortáveis e aconchegantes. A residência precisa abraçar o morador quando ele chega, fazendo com que ele tenha a certeza de estar em um local receptivo, repleto de tranquilidade.

Dessa maneira, a decoração necessita transparecer esses aspectos. Logo, existem algumas dicas especiais para que você acerte no momento de preparar o lugar. Veja 3 delas à seguir:

1 – Aproveite os espaços disponíveis em sua chácara

Imagem de uma cozinha de uma chácara, contendo mesa de centro, cadeiras de madeira, balcões e eletrodomésticos de cozinha

Existem pessoas que investem em sítios com construções já prontas e, muitas vezes, são locais que não possuem acabamentos tão esplendorosos. Entretanto, você sabia que é possível adequar esses ambientes sem ter que transformá-los por completo?

Pois é! Como estamos falando de lugares que geralmente ficam no interior de uma cidade, a decoração pode seguir estilos rústicos e provençais. Assim, paredes descascadas, de tijolinhos e de madeira, quando compostas de forma assertiva com o ambiente, perdem o aspecto de descuido e tornam-se sofisticados.

Pense sempre na harmonia do local!

2 – Faça um bom projeto luminotécnico

Imagem de uma sala de uma casa de campo, com itens de iluminação como abajures e pendentes

O interior das residências localizadas em fazendas ou sítios tendem a receber bastante luz natural. Sendo assim, na hora de conceber o projeto luminotécnico da casa, leve em consideração essa característica.

Confia o nosso guia completo de Iluminação ideal para cada ambiente!

É sempre bom lembrar que cada cantinho necessita transmitir as suas ideias e a sua personalidade, tudo isso para que você se sinta confortável ao estar ali. Por isso, atente-se aos lugares pontuais que precisam de iluminação artificial e opte por aquelas que vão agregar ao estilo escolhido.

Seja com itens como pendentes, lustres ou spots, garanta com que as luminárias façam parte da composição.

3 – Use tons amadeirados

Imagem de uma sala de uma casa de campo, com luminárias com tonalidades amareladas

Os tons amadeirados são muito utilizados em casas campo, isso porque o estilo desse tipo de decoração combina com colorações e texturas advindas da madeira. Há pessoas, por exemplo, que usam com primazia esse tipo de material, que ajuda na construção de um visual incrível!

Por estar em meio a natureza, os aspectos amadeirados transmitem a sensação de proximidade com o meio ambiente, esse que é repleto de plantas, árvores e flores. Então, aproveite e coloque a imaginação para funcionar e deixe sua casa elegante e aconchegante.

Esse tipo de material pode ser usado nos mais diversos estilos, principalmente no rústico.

Quais estilos combinam com casas de campo?

Cada pessoa possui um estilo de decoração que é o queridinho, principalmente quando o assunto está relacionado a um lugar voltado ao lazer.

Por isso, confira as 5 ideias de decoração para sítios e chácaras que preparamos para você:

1 – Estilo rústico

O estilo rústico é um dos mais utilizados nesse tipo de espaço, uma vez que permite a conexão dos moradores com os ambientes naturais. Ele demonstra fortemente a sensação de afeto e a possibilidade de descanso, por isso é tão requisitado em casas de campo.

Em sua maioria, seguem tons amadeirados, com adornos em barro, pedra e cobre. As cores escolhidas também seguem um padrão mais escuro e terroso.

2 – Estilo industrial

Se você deseja transformar seu ambiente e deixá-lo com uma pegada mais informal, o estilo industrial é uma das melhores opções. Neste caso o ambiente “inacabado” é bastante utilizado, visto que a decoração mais básica e metálica agregará positivamente ao todo.

Essa é uma forma de mesclar o urbano com o natural, principalmente se você quer relembrar da cidade mesmo estando em um sítio.

3 – Estilo contemporâneo

Imagem de uma sala de estar com móveis como sofás e mesa de centro

O estilo contemporâneo pode unir aspectos dos mais variados viés decorativos, mas sem deixar de lado o caráter moderno e sofisticado. Uma das características mais marcantes é o uso de linhas retas e adereços que seguem padrões geométricos.

Não chegam a ser minimalistas, mas com essa tendência há a possibilidade de reduzir de ornamentações espalhadas pela casa, com grandes espaços abertos e carregado de iluminação natural.

4 – Estilo minimalista

Imagem de uma sala de uma casa de campo

Chegamos ao tão famoso e aclamado “menos é mais”. O que antes era um estilo de vida agora se tornou tendência na decoração. O estilo minimalista consiste em decorar ambientes com o mínimo de peças possíveis. Normalmente os locais são claros e espaçosos.

Existem moradias, por exemplo, elegantes que usam poucos adereços. Confira 4 dicas de decoração minimalista aqui em nosso blog e surpreenda os seus convidados mesmo com o básico.

5 – Estilo provençal

Neste caso, temos um mix de decoração rústica, romântica, clássica e sofisticada. Assim como a primeira opção apresentada em nossa lista, o estilo rústico é capaz de acrescentar aconchego em cada cantinho da casa, uma vez que também traz aspectos naturais.

Ao optar por essa opção, tenha em mente que é necessário usar bastante folhagens dentro dos ambientes. É uma maneira de se aproximar da natureza mesmo dentro da moradia.

Saiba como decorar seu ambiente com plantas para interiores junto com a Decor Lumen!

São tantas opções fantásticas que fica até difícil escolher a melhor, não é mesmo? A dica, então, é analisar e partir para ação da decoração que mais se adequa a sua personalidade ou a da sua família.

O que achou do nosso blogpost? Compartilhe em suas redes sociais e aproveite para saber a opinião dos seus amigos, eles podem ajudar em sua escolha!

Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.