Cachepô na decoração: conheça os tipos e como usar!

Quer deixar os cantinhos da sua casa mais charmosos? Então, nada melhor que adicionar um cachepô à decoração! Ele traz elegância e beleza enquanto suporta plantas e outros itens decorativos!

Versáteis, os cachepôs podem complementar diversos ambientes: de salas de estar às áreas externas. Ah, e os diferentes modelos disponíveis permitem que você inclua o objeto aos seus espaços, independentemente do seu estilo de decoração!

Quer saber mais sobre os cachepôs? Então, continue a leitura! Descubra o que são os cachepôs, quais os principais tipos e como adicionar o objeto à sua decoração! Você vai se encantar!

O que é e para que serve um cachepô?

Quando falamos em cachepôs, logo surgem as dúvidas: é um vaso de plantas moderno? Um porta-objetos? Apenas mais um item de decoração? Bom, o cachepô nada mais é do que um recipiente decorativo que comporta diversos itens, principalmente plantas.

A palavra cachepô vem do francês “cachepot”, que significa “esconderijo de vaso”. Inclusive, uma das principais utilidades do cachepô é cobrir e disfarçar aqueles vasos mais simples de plantas!

Mas, além dessa função principal, os cachepôs também servem para guardar outros itens, como: pincéis de maquiagem, objetos de escritório, joias e o que mais você quiser! Ah, e são ótimos como decoração de mesa em festas infantis!

Em suma, os cachepôs são itens funcionais — que ajudam a deixar os itens mais organizados e mais dispostos no ambiente — enquanto conferem um toque extra de charme e estilo para qualquer espaço!

Quais são os modelos de cachepô?

Os cachepôs podem ser confeccionados a partir dos mais diversos materiais, desde os clássicos de cerâmica e cimento aos mais rústicos como os de palha!

Esses diferentes materiais e acabamentos permitem que você escolha um cachepô que combine exatamente com o seu estilo decorativo: seja ele rústico ou minimalista! Conheça os principais modelos:

Cachepô de cimento

Os vasos e cachepôs de cimento têm feito sucesso em decorações contemporâneas e no estilo industrial. São modelos super sofisticados e estilosos!

Ficam um charme com plantas e folhas maiores! Afinal, o cimento combinado com elementos naturais resulta em um contraste que é a cara da modernidade!

Os cachepôs de cimento são resistentes, tanto para a decoração de interiores como de áreas externas. Além disso, é possível encontrar modelos de diversos tamanhos: desde os cachepôs pequenos de mesa até os grandes para varandas e jardins!

cachepô de cimento sobre a mesa

Cachepô de madeira

Para quem gosta de objetos decorativos com um toque rústico e tradicional, nada melhor do que os cachepôs de madeira! Os modelos costumam ser maiores e ideais para destacar cantos estratégicos da casa!

Os modelos podem ser usados em áreas externas, como também em halls de entrada, corredores, salas de estar e muito mais! Para locais externos, lembre-se de optar por madeiras impermeáveis!

Cachepô de madeira

Cachepô de palha

Com uma pegada artesanal e criativa, os cachepôs de palha são a cara do estilo boho chic! Os modelos comportam diversos itens: de plantas, talheres e até mesmo toalhas!

Atenção: as peças de palha são indicadas para ambientes internos, pois o excesso de umidade pode danificar ou deformar os cachepôs!

diversos cachepôs de palha

Cachepô de cerâmica

Para quem gosta de uma decoração clássica, vale apostar nos cachepôs de cerâmica! São peças que conferem elegância e muito requinte ao design de interiores!

A cerâmica é um material versátil que permite diversos tipos de acabamento, desde os foscos simples até os esmaltados com desenhos na peça!

Para ambientes minimalistas, vale investir nos modelos básicos de cerâmica e decorar com plantas, conferindo um toque refrescante aos espaços! Já para quem tem uma casa moderna e estilosa, dá para apostar nos mini cachepôs de cerâmica com desenhos delicados na peça!

Cachepô de cerâmica

Cachepô de tecido

Assim como os cachepôs de palha, as opções de tecido também contam com um toque artesanal incomparável! São peças que tornam os ambientes ainda mais aconchegantes e refinados! E o melhor: além de comportarem plantas, são ótimos porta-objetos!

Ah, e são uma ótima oportunidade para que você mesma faça seu cachepô! Que tal escolher uma técnica — como crochê ou macramê — e tentar fazer uma peça exclusiva?

É interessante deixar os cachepôs de tecido em espaços internos, pois o excesso de sol ou chuva pode danificar as tramas!

Cachepô de tecido guardando flores

Como usar o cachepô na decoração?

Agora que você sabe tudo sobre os diferentes modelos de cachepô, veja como incluir esse item charmoso e versátil na sua decoração!

1. Em áreas externas

Às vezes, damos tanta atenção para a decoração de interiores que nos esquecemos das áreas externas! Mas uma forma de adicionar estilo a espaços de piscina, churrasqueira e lazer é por meio dos cachepôs!

Aqui, vale apostar em peças maiores, que destaquem um cantinho estratégico do ambiente! As opções de madeira, por exemplo, combinam perfeitamente com decks e pergolados. E para deixar o espaço mais refinado, por que não um cachepô de cerâmica?

cachepô em ambientes externos

Dica: para áreas externas, opte por materiais resistentes à luz solar e a umidade, como: cimento, vidro, madeira, etc.

2. Na sala de estar

Outro ambiente coringa para incluir um cachepô é nas salas de estar! Nos ambientes internos, as peças ficam em evidência. Os modelos maiores, com plantas, adicionam modernidade e um toque refrescante às salas!

Já para quem tem um espaço compacto, vale apostar nos modelos médios e pequenos e posicioná-los estrategicamente em estantes e outras superfícies, como racks ou mesinhas de apoio!

cachepôs decorativos na sala de estar

3. No quarto

Acha que o seu quarto está simples demais? Aposte nos cachepôs e dê um up na decoração!

Os modelos de palha e de tecido são ideais para deixar o ambiente mais aconchegante, sem perder a elegância!

Além de flores e plantas, você pode colocar outros objetos pessoais nos cachepôs! Escolha uma cor e um formato que te agrade e adicione mais personalidade ao cômodo mais íntimo do lar!

cachepôs decorativos no quarto

4. Na cozinha

Deseja adicionar sofisticação à cozinha? Com um cachepô, você consegue aliar a funcionalidade com a parte estética!

Se você tem um ambiente integrado, o que você acha de colocar um mini cachepô na mesa de jantar com uma flor? Fica super delicado!

Mas se você preza pela utilidade dos objetos decorativos, pode usar um cachepô maior como porta-talheres ou enquanto organizador de utensílios gerais!

cachepôs decorando a cozinha

5. No home office

Para quebrar com a seriedade do seu escritório em casa, aposte nos cachepôs! Os modelos suspensos são super modernos! E para deixar a sua mesa ou estante mais decorada, aposte nos kits de mini cachepôs!

Os modelos de cimento super combinam com essa pegada mais profissional que o home office exige. No entanto, as plantas e flores conseguem equilibrar a decoração, trazendo harmonia e um toque natural aos ambientes internos.

cachepô decorando mesa de home office

Pronta para apostar nos cachepôs? Como você viu, eles complementam os mais diversos ambientes: dos cantinhos pessoais às áreas externas de lazer e convivência!

Aproveite a oportunidade e veja como decorar a casa com plantas!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.