Como decorar prateleiras e estantes? 20 dicas de enfeites!

Sente que as suas estantes estão sempre vazias e não tem ideia de como decorar as suas prateleiras? Então você está no post certo! Reunimos 20 inspirações de objetos e artigos que vão deixar a sua decoração mais interessante.

Confira ideias criativas de como organizar as suas estantes e deixar a sua decoração ainda mais charmosa e sofisticada. Tudo isso sem perder a sua essência! Afinal, as prateleiras são como um museu pessoal para mostrarmos um pouco dos nossos gostos e paixões.

Você vai se encantar pelas ideias! Vamos lá?

1. Plantas

Nada melhor do que as plantas para adicionar um toque de frescor e modernidade aos seus ambientes. Apesar do aspecto natural, as plantas combinam com diversos estilos de decoração, desde os rústicos e clássicos até os industriais e contemporâneos.

Além da função decorativa, algumas plantas — como o Lírio-da-paz e a Filodendros — contam com propriedades que melhoram a qualidade do ar!

Escolha as espécies conforme o ambiente e o seu estilo de vida. Por exemplo, se a sua estante fica no sol, opte por plantas que gostam da luz solar. Já se você não tem muito tempo para cuidar delas, prefira os Cactos e as famosas Espadas de São Jorge, além disso, você tem a opção de escolher plantas artificiais ou plantas preservadas, folhagens naturais que passam por um processo químico que garante durabilidade.

estante com plantas decorativas

2. Porta-retratos

Os porta-retratos são clássicos das estantes, não é mesmo? Mais que objetos decorativos, são uma forma de expor nossas memórias e momentos com quem amamos.

Para decorar as prateleiras de forma harmônica, use a criatividade na hora de posicionar os porta-retratos e invista em diferentes molduras. Para projetos minimalistas, a dica é investir em quadros simples. Já para decorações clássicas e sofisticadas, que tal quadros caprichados com arabescos?

Você pode colocar os porta-retratos em cima de uma pilha de livros e ir mesclando com outros objetos de decoração, como as caixas decorativas! Ou, então, reservar uma prateleira toda só para colocar fotos e quadrinhos.

porta retrato com plantas sobre uma mesinha

3. Cerâmicas

As peças em cerâmica adicionam um toque de elegância e sofisticação para as suas estantes. E há muitos objetos para você escolher um que combine perfeitamente com as suas prateleiras.

Para as clássicas, há os vasinhos e estatuetas de cerâmica. Já para as que gostam de um estilo artístico contemporâneo, que tal inovar e investir em formas abstratas, super autênticas?

cerâmicas decorativas sobre o rack

4. Quadros

Assim como os porta-retratos, os quadros e telas são ótimos objetos para você posicionar nas suas estantes. Aqui, é importante escolher uma imagem ou pintura que orne com o restante da decoração.

Por exemplo, para adicionar vivacidade às suas prateleiras, aposte em quadros médios com ilustrações ou fotos coloridas e saturadas. Já para projetos minimalistas, aposte em telas com linhas finas e formas geométricas simples.

quadros decorativos

5. Esculturas

As esculturas são atemporais! Se você aprecia a arte clássica, pode investir em bustos e estátuas inspiradas em figuras humanas para compor as suas prateleiras.

No entanto, as esculturas também são uma oportunidade para deixar as suas estantes mais divertidas. Para isso, aposte em miniaturas irreverentes.

Lembrando que, além de materiais clássicos como a cerâmica, as estatuetas de hoje em dia são fabricadas a partir dos mais diversos materiais, desde o plástico até o arame retorcido! Vai da sua preferência escolher o que melhor combina com a sua decoração.

esculturas decorativas

6. Cachepots

Diferente dos vasos tradicionais, os cachepots não têm furos embaixo para o escoamento da água. Por esse motivo, são uma ótima escolha de objeto para estantes internas, já que não fazem sujeira.

Os modelos com acabamento de cimento queimado combinam esplendidamente com as decorações industriais. Já os cachepots de cimento, acrílico ou metal adicionam um toque rústico e super charmoso às prateleiras!

cachepots com plantas

7. Luminárias

Com uma boa iluminação, tudo fica melhor, certo? Principalmente em prateleiras no quarto, vale a pena investir em luminárias, abajures e outras fontes de luzes para colocar nas estantes.

Os modelos temáticos, como as luminárias de galáxia, proporcionam modernidade e muito estilo à decoração. E com as opções articuladas não tem erro! Elas são práticas para você movimentar e direcionar a luz como desejar!

luminária auxiliando na decoração do ambiente

8. Livros

Quem nunca sonhou com uma estante cheia de livros? Para não deixar que as suas prateleiras fiquem básicas demais, use a criatividade para organizar os seus títulos e obras favoritas.

Você pode, por exemplo, organizá-los por cor e formar uma paleta colorida. Outra ideia é dispor os livros — tanto no sentido horizontal, como vertical — e ir mesclando com outros objetos, como vasinhos, luminárias, estatuetas, entre outros.

livros em uma estante

9. Ampulhetas

Poucas coisas são tão mágicas como contemplar a passagem do tempo.

Clássica, a ampulheta é um objeto decorativo que encanta todas as idades, perfeitas para estantes em salas e quartos ou até mesmo em escritórios e espaços de trabalho.

ampulheta decorando uma mesa de vidro

10. Vasos

Se as suas prateleiras parecem vazias, nada melhor do que os vasos para te ajudar a preenchê-las.

É possível investir em modelos de diversos formatos e tamanhos para comportar as suas plantinhas e mudas favoritas. Ah, e não se esqueça do pratinho para colocar embaixo e evitar que a água escorra!

vasos de vidro com flores brancas

11. Objetos retrô

Objetos como máquinas de escrever, rádios analógicos, máquinas fotográficas antigas e telefones de décadas passadas podem ter sido ultrapassados por tecnologias recentes. Mas é fato que eles se tornaram artigos decorativos vintages, cheios de originalidade e estilo.

Para levar as suas estantes para séculos passados, invista nesses objetos retrô! Em antiquários, é possível encontrar peças autênticas que garantem uma decoração sem igual!

Mas se você não quer ir tão longe na máquina do tempo, aposte em artigos nostálgicos de algumas décadas atrás como discos de vinil, CDs, DVDs, fitas cassetes ou consoles antigos dos primeiros video games.

diversos discos de vinil

12. Action Figures

Gosta de cultura pop, nerd ou geek?

Para os fãs, não há ideia melhor do que as action figures (bonecos articulados de personagens e personalidades populares) para decorar a estante do quarto e expressar o seu amor por suas séries, filmes, livros e bandas favoritas!

actions figures decorando uma estante

13. Itens monocromáticos e monotemáticos

Você pode escolher uma cor ou um tema principal para decorar as suas estantes! Nesse caso, invista em objetos e peças da mesma cor (que podem variar no tom) ou que estão dentro do mesmo universo.

Dessa forma, você vai compor prateleiras originais, com um toque artístico e cheio de personalidade!

intens monotemáticos decorando uma mesa

14. Souvenirs de viagens

Adora viajar e colecionar souvenirs dos lugares que você visitou? Então não dá para deixá-los na gaveta, não é mesmo?!

Você pode expor nas prateleiras os artigos típicos de cidades que você passou, como: globos de neves, miniaturas e até mesmo quadrinhos com fotos!

15. Fita de LED

Para conferir ainda mais destaque aos objetos expostos nas prateleiras, você pode investir em fitas de LED embutidas na estante.

Atualmente, há diversas opções para você escolher: no tom de branco clássico, até as neon que são mega estilosas!

leds decorativas instaladas em uma estante

16. Letreiros decorativos

Os letreiros decorativos são cheios de inspiração, tanto para estantes no quarto como para prateleiras na sala — ou até mesmo em escritórios e agências.

Você pode escolher uma palavra ou frase marcante para deixar sempre à mostra, como um lembrete!

letreiro decorativo

17. Velas e aromatizantes

Se você gosta de aromas e de uma aura mística, que tal arrumar algumas velas, incensos, óleos essenciais e aromatizantes para compor as suas prateleiras?

Além da função decorativa, esses artigos vão deixar o seu ambiente com um cheiro magnífico! Ah, e ornam perfeitamente com decorações no estilo boho!

velas utilizadas como decoração

18. Relógios

Assim como as ampulhetas, os relógios são clássicos que nunca saem de moda! Se você valoriza projetos tradicionais de decoração, pode investir em peças antigas, como os relógios de ponteiro.

Mas se você gosta de inovação e tecnologia, aposte nos relógios digitais e complemente a decoração com luzes inteligentes!

relógio em cima de um pedaço de madeira

19. Miniaturas

Para uma estante cheia de personalidade, você pode investir em miniaturas das suas paixões, como: carros, aviões, personagens e muito mais!

O melhor é que existem miniaturas para todos os gostos. Então, sem dúvidas terá diversos modelos para instalar na sua casa!

20. Coleções

Se você faz coleção de algum objeto, que tal fazer uma exposição na sua estante ou reservar uma prateleira para dispor os seus artigos de colecionador? Algumas ideias são:

  • Garrafas;
  • Canecas;
  • Latinhas;
  • Miniaturas;
  • Copos;
  • Discos de vinil;
  • Imãs.

Agora não faltam ideias do que colocar na sua estante, não é mesmo? É só usar as ideias que mais gostou como inspiração e montar uma prateleira elegante, estilosa, sem abdicar de suas preferências.

Continue acompanhando o blog da Decor Lumen para as melhores dicas de design de interiores, iluminação decorativa e instalações.

Até o próximo post!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.