Plantas para apartamento: 12 opções para decorar seu lar

As plantas para apartamento ajudam a criar uma decoração mais agradável para você e aos olhos das pessoas que frequentam o seu lar.

Para gerar uma sensação positiva de diálogo entre plantas e decoração, é necessário saber escolher, dentre tantas opções, as melhores para colocar na sala de estar.

Com o conteúdo de hoje, sem dúvidas, você saber definir quais farão parte do seu apartamento para deixá-lo como sempre desejou.

Plantas para apartamento: 12 belíssimas opções!

Sem mais delongas, é hora de deixar o seu lar mais bonito com essas opções incríveis!

1. Alecrim

Uma planta de estilo arbustivo, com folhas finas bem esverdeadas e aromáticas, o alecrim é uma das principais escolhas de quem quer decorar o apartamento.

O alecrim não precisa ficar escondido à meia luz, como acontece com outras espécies de plantas como as peperômias. Você pode deixá-lo exposto ao sol pleno!

No entanto, é necessário tomar cuidado quanto à quantidade de líquido, uma vez que o alecrim precisa de pouca água — molhe apenas se o solo estiver totalmente seco.

A conservação do alecrim deve ser feita sempre em uma janela ou varanda do seu apartamento. A planta também pode ficar na cozinha (isso porque ela pode ser usada parar temperar alimentos).

Alecrim

2. Bromélia

Com folhas longas, rígidas e flores bem vermelhas, a Bromélia apresenta uma nova opção para decorar o seu apartamento.

Por ficar pouco exposta ao sol, preferencialmente em meia sombra, você pode deixá-la em cima da mesa ou da sua estante no escritório.

Os cuidados com a Bromélia, ao contrário do alecrim, são mais ativos e você deve molhá-la constantemente sempre no corpo e nunca no solo. Tenha apenas atenção para não exagerar na dosagem e afogá-la com o excesso de água.

Já que falamos sobre meia sombra, aproveite para conhecer como a posição solar pode influenciar na iluminação da sua casa!

Bromélia rosa

3. Mini-costela-de-Adão

Se você busca plantas menores para acrescentar no seu apartamento, escolha a mini-costela-de-adão com folhas pequenas. O seu tamanho chega até 1,2 metros e pode ser pendurado no teto, como fazemos com as espécies de samambaias.

Esse é um tipo de planta que combina com locais mais altos e fica perfeita em sala de estar e jantar, mas pode ser posta também na sua cozinha e no escritório para fazer companhia com a sua belíssima Bromélia.

planta costela de adão

4. Pleomele

Do tipo arbustiva, a Pleomele é famosa por ter folhas onduladas e longas, de tons esverdeados escuros com bordas esbranquiçadas, dependendo de sua espécie.

A planta combina com qualquer tipo de decoração graças às suas cores variadas. Portanto, a sua escolha deve refletir sempre no tipo de mensagem que o cômodo deve transmitir.

Ela atinge 1,8 metros e pode ser colocada na sala de estar e na mesinha de centro, caso haja uma luz mais difusa. Além deste cuidado, é necessário regá-la apenas quando a terra estiver bem seca, evitando deixar as raízes aguadas.

Pleomele

5. Rhipsalis

O que chama atenção da Rhipsalis é que a planta apresenta folhas tubulares esverdeadas que chegam a até dez metros.

Por ser uma suculenta, é necessário ter um cuidado maior para não deixá-la exposta completamente ao sol, ela precisa de apenas meia sombra.

Além disso, é possível colocar a planta em diversas partes da casa, escolhendo vasos bonitos que combinem sempre com a sua proposta de decoração para não destoar do que já está incluso no ambiente.

Para ter harmonia em qualquer cômodo do seu apartamento, coloque a Rhipsalis em um cachepô. Este é um recipiente decorativo super bonito que combina com todos os tipos de decoração.

Rhipsalis

6. Rosa de Pedra

As folhas dessa suculenta são espessas e alternadas em rosetas que possuem diversos tipos de tamanhos e cores. Você as encontra em colorações azuladas, acinzentadas, arroxeadas, rosadas e esbranquiçadas.

Se você tem uma decoração moderna ou baseada em tons neutros, pode investir sem medo na Rosa de Pedra. Ela apresenta folhas brancas que combinam com qualquer tipo de cômodo, se tornando possível criar uma harmonia agradável na sala de estar.

Rosa de Pedra

7. Antúrio

Uma planta um pouco diferente, que chama atenção por ter folhas mais brilhantes e folhas em formato de corações.

Com um tamanho mediano, ela se torna perfeita para colocar na sala de estar que tenha luz difusa ou, no máximo, meia sombra.

Você gosta da decoração retrô? Saiba que o antúrio é uma das principais opções de plantas, devido ao seu auge em décadas anteriores.

Pensando nisso, acrescente-o no banheiro, na sala de estar, escritório e até mesmo na mesa de sua cozinha.

Aproveite para aprimorar a leitura conhecendo as melhores decorações para o lavabo.

Antúrio

8. Begonia-maculata

Para harmonizar com a decoração de interiores, escolha a begonia-maculata que tem características chamativas, como folhas em tons de verde-escuro, diversas bolinhas brancas e a parte de trás vermelha.

Por precisar de meia sombra, a begonia-maculata deve ficar em cachepôs na sala ou na cozinha e, se for de sua vontade, no banheiro, uma vez que a planta aprimora facilmente uma decoração chamativa e harmoniosa.

Begonia-maculata

9. Caetê-redondo

Uma sala de estar com o caetê-redondo recebe um toque elegante graças às características da planta! Ela possui faixas alternadas com cinza-prateado nas folhas, ajudam a tornar o cômodo moderno.

As plantas para apartamento devem sempre ficar em espaços que correspondam aos seus tamanhos e, para cuidar de seu caetê-redondo e deixá-lo sempre bem verde, mantenha-o em meia sombra para não murchar.

Caetê-redondo

10. Café-de-salão

Esta é uma espécie de planta que possui manchas em sua superfície e as folhas sempre são esverdeadas. A aglaonema é uma opção interessante para fazer parte de sua sala de estar graças às características e variações de verde.

Para contrastar com o ambiente, combine-a com outras plantas que você já possui ou tenha encontrado em nossa lista. Ela harmoniza facilmente com a begonia-maculata e a rosa de pedra, por exemplo.

Café-de-salão

11. Jiboia

Se você quer ter cuidados pontuais com plantas, adquirir a jiboia é uma das melhores opções. Afinal, a espécie não precisa ser regada regularmente (apenas se o solo estiver bem seco) e pode ser deixada em um ambiente com luz difusa.

É possível direcionar o crescimento dos galhos da Jiboia para onde deseja que cresçam, serpenteando em seu armário ou apenas ficando em prateleiras de sua sala. Estas são formas de manter a decoração organizada, bonita e contrastando com os elementos que já existem.

Jiboia

12. Pacová

Ter o pacová te dará mais liberdade para elaborar um ambiente mais elegante. Se você gosta de detalhes mais modernos, a espécie é muito recomendada, visto que ela possui diversas possibilidades de decoração.

Não esqueça de adquirir um belo vaso para a pacová, até porque é preciso que as plantas precisam agregar à ambientação e não destoar.

Pacová

Todas essas plantas combinam muito bem com o estilo de decoração boho! Se você gostaria de mudar — ou criar — um novo cômodo, veja essa ideia!

Gostou do conteúdo de hoje? Decidir pela melhor planta, em muitas vezes, pode ser um grande desafio. Porém, felizmente, a Decor Lumen está aqui para te ajudar!

Aproveite todas as nossas dicas e elabore um cômodo bonito, elegante e com muito verde.

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.