Como decorar a casa para o Natal? Ideias para se inspirar!

Planejar e decorar a casa para o Natal e para as festividades de final do ano é algo muito esperado por todos! É aquela época mágica que queremos deixar tudo preparado para receber a família e os amigos da melhor forma.

Ainda não começou a se preparar para o Natal? Não se preocupe, pois após a leitura deste post, você vai sair com inúmeras ideias criativas para enfeitar a sua casa! Reunimos inspirações com os artigos clássicos de decoração natalina e dicas de como adicionar sofisticação aos espaços com a iluminação certa!

Siga conosco nas descobertas para um fim de ano mais que especial!

Como decorar a casa para o Natal? Os elementos que não podem faltar!

O primeiro passo para enfeitar a casa para Natal é começar os preparativos com antecedência! Se possível, inicie o planejamento da decoração já no final de novembro para garantir que tudo estará belíssimo no final de dezembro!

Papel e caneta em mãos? Confira nossas sugestões de artigos decorativos natalinos e de iluminação que não podem faltar na sua decoração de Natal!

1. Árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos maiores símbolos de comemoração nas festividades do final do ano. É o item que não pode faltar independente do estilo de decoração de Natal que você escolher!

Você pode investir em um modelo mais robusto para colocar na sala de estar e enfeitar com luzinhas, festões e outros itens natalinos como laços, bolas metalizadas e, claro, a estrela no topo!

Lembrando que a Árvore de Natal costuma ser o ponto alto da decoração natalina! É onde colocamos os presentes e tiramos muitas fotos com os nossos familiares e amigos. Então, capriche na montagem! Para te ajudar nessa etapa, não perca o próximo tópico!

casa decorada com árvore de natal

Como montar uma árvore de Natal?

Para a montagem, é importante que alguns objetos decorativos sejam garantidos. Além de uma árvore conífera ou pinheiro natural ou artificial, garanta enfeites em variedade. Com todos os artigos em mãos, confira o passo a passo abaixo:

  1. Escolha um local na casa com ótima iluminação natural, evitando corredores ou passagem de pessoas;
  2. Posicione o item no espaço mais adequado;
  3. Adicione os enfeites decorativos em variedade;
  4. Dica extra: inclua luzes de LED na decoração.

Para fechar com chave de ouro, disponha os presentes para a família logo abaixo dela, criando um clima aconchegante, exatamente como você e sua família amam desfrutar juntos!

pessoa colocando decorações na árvore de natal

2. Guirlandas de Natal

As guirlandas, também conhecidas como grinaldas, são enfeites com um toque natural, confeccionados com galhos secos, folhagens em diferentes cores e ornamentos natalinos para complementar.

Elas podem ser penduradas em diversos pontos da casa: em portas, paredes, e cantinhos estratégicos! As guirlandas agregam um visual clássico e charmoso para os ambientes! Você pode comprar os artigos prontos, ou para adicionar personalidade e estilo, fazer você mesma!

guirlanda natalina

Para fazer uma guirlanda de Natal, você só precisa de:

  • Um aro circular do tamanho que você deseja a sua guirlanda (caso você não tenha como adquirir, é possível improvisar e montar com papelão);
  • Um festão;
  • Diversos enfeites natalinos, como: laços, pinhas, bolas metálicas e até fitas luminosas;
  • Cola quente.

Veja o passo a passo para fazer esse enfeite de Natal:

  1. Com o aro circular em mãos, comece colando o festão envolta com a cola quente;
  2. Depois, vá posicionando e encaixando os enfeites natalinos no festão;
  3. Para ficar bem preso, cole os ornamentos com cola quente;
  4. Agora é só pendurar em um cantinho estratégico da sua casa!

Ah, e se você gosta de objetos com um toque artesanal e criativo, você também pode utilizar uma guirlanda de natal de crochê, é uma oportunidade perfeita para você deixar a sua criatividade aflorar!

guirlanda de crochê

3. Iluminação

A iluminação decorativa está entre os principais pontos da decoração de Natal! Afinal, com as luzes certas, posicionadas em pontos estratégicos, é possível tornar um ambiente aconchegante e confortável para os moradores e para os visitantes.

Para uma decoração natalina clássica, a dica é apostar em luzes amareladas, pois os tons quentes transmitem a sensação de bem-estar!

sala decorada com luzes de natal

Mas para inovar na decoração de Natal desse ano, que tal fitas de LED espalhadas pela casa? Elas dão um ar tecnológico e contemporâneo para espaços modernos! Você pode apostar em luzes coloridas em tons de verde e vermelho, cores clássicas do Natal, ou investir em uma proposta original, com luzinhas brancas!

O importante é garantir que todos os espaços estejam bem iluminados, principalmente as áreas de convivência da casa! Com as luzes certas, você vai entender a verdadeira magia do Natal!

lampião colocado em uma árvore de natal

4. Almofadas coloridas

É fato que, no Natal, a sala de estar é o cômodo de destaque! Afinal, é ali que acontece a troca de presentes e a reunião com as pessoas queridas! E, uma forma de deixar o ambiente mais aconchegante é com as almofadas coloridas!

Para deixar com a cara do Natal, invista em peças nos tons clássicos de verde, vermelho e branco! O melhor é que você pode aproveitar as almofadas ao longo do ano todo!

almofada com mensagem natalina

5. Enfeites decorativos

Os enfeites decorativos não podem faltar na sua decoração de Natal! Com tantas opções disponíveis, fica até difícil escolher, não é mesmo? Para te ajudar, confira algumas sugestões:

  • Anjinhos em diferentes dimensões;
  • Estrelas em cerâmica;
  • Velas;
  • Artigos com temática religiosa;
  • Festões;
  • Laços grandes;
  • Bonecos de feltro;
  • Bolas metálicas;
  • Luzes, luzes e mais luzes;
  • E o que a sua criatividade permitir!

objetos de natal decorativo

Dica extra: Você não precisa abrir mão do seu estilo de decoração pessoal para enfeitar a casa para o Natal! Se você tem um ambiente minimalista ou industrial, invista nas fitas de LED simples para compor a iluminação decorativa e aposte em enfeites com tons neutros ou que combinem com a decoração que você já tem em casa.

Já se você tem uma casa tradicional e gosta de uma decoração sofisticada, é a ocasião perfeita para enfeitar a casa com muitas luzes complementares, adornos brilhantes e artigos coloridos!

Pronto para encantar a todos nesse Natal? Aproveite o clima festivo e veja como iluminar a casa para o Ano-novo! Boas festas e até a próxima!

Beatriz Nunes

Sou Beatriz Nunes, designer de interiores, apaixonada desde a infância pelos encantos dos tecidos e cores. Após me formar na Unifaat, mergulhei no mundo da decoração. Descobri que a decoração vai além da estética; é a essência de um ambiente saudável e expressa nossa identidade. Desde 2021, faço parte da equipe Decor Lumen, onde nossa missão é proporcionar o melhor em decoração aos clientes. Minha jornada é dedicada a criar espaços que unem beleza e conforto, transformando sonhos em realidade. Pronto para começar?

1 comentário em “Como decorar a casa para o Natal? Ideias para se inspirar!”

  1. Ainda em tempo de decorar. 🤗 Obrigado por compartilhar essas dicas. Tenho visto bastante ideias legais e gerais também no planner5d, mas é um simulador. Gosto muito das fotos e ideias reais, com criatividade nos detalhes. Feliz Natal a todos.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.