Iluminação comercial: veja dicas para montar um projeto!

Para o dono de um negócio atrair novos clientes e aumentar seu faturamento, não basta apenas investir em bons produtos. Ter um ambiente de qualidade para os clientes é fundamental para isso. Fora esse aspecto, a iluminação comercial entra como um fator que impacta diretamente na experiência do consumidor, por isso deve receber a devida atenção.

Dessa forma, contar com uma iluminação adequada não serve apenas para destacar a estética do espaço, mas também para chamar a atenção do cliente e proporcionar uma experiência positiva dentro do ambiente. É como utilizar um jogo de luzes para estimular a venda.

Deseja aprender mais sobre o tema e descobrir como criar um projeto luminotécnico de qualidade para o seu negócio? O blog Decor Lumen preparou uma guia completo sobre o assunto que vai te ajudar a transformar a iluminação da sua loja, confira!

Por que investir em uma boa iluminação comercial?

Seja para valorizar determinados produtos ou aumentar a visibilidade de um ponto específico da loja, ter a iluminação adequada é um fator decisivo para você conseguir criar um layout funcional e atraente aos olhos do público. Usar essa estratégia ao seu favor é uma forma de valorizar o negócio. E não acaba por aí! Conheça abaixo três vantagens de investir em uma boa iluminação comercial.

1- Valorizar o ambiente e os produtos

Com certeza você já ouviu falar naquele ditado popular de “a primeira impressão é a que fica”, não é? Quando se trata de um ambiente comercial, isso se confirma mais do que nunca! Afinal, imagine uma prateleira toda escura, que atrapalha a visualização dos clientes? Ou pior, uma vitrine sem iluminação?

Dessa forma, criar uma vitrine com uma iluminação que realce os detalhes pode te ajudar a criar um diferencial ao seu estabelecimento. Além disso, as luzes também ajudam a valorizar as texturas das peças, cores e acabamentos do espaço. Uma iluminação adequada para vitrine é capaz de chamar mais a atenção dos potenciais clientes e fazer com que mais pessoas visitem a sua loja, tornando-a mais conhecida.

mulher na loja de roupas com sacola nos braços

2- Espaço funcional

A funcionalidade do local é influenciada pelas luzes. Já pensou entrar em uma loja e não conseguir visualizar os produtos e os preços com clareza só porque o local está mal iluminado? Muitos erros podem acontecer por causa de uma iluminação inadequada.

Por isso, priorize a iluminação correta do seu empreendimento, para que todas as atividades dos funcionários e também a experiência dos clientes com seu serviço e/ou produto seja realizada de uma forma segura e agradável para todos.

loja de roupas com mulher de preto

3- Personalização do espaço

Sabia que você pode utilizar da iluminação para deixar seu ambiente com características exclusivas? Pois é, com uma arandela com design diferenciado, perfis de LED ou uma luz difusa em locais elaborados, podem ser soluções para deixar sua loja com a sua cara e, o melhor, com um design modernizado.

corredor vermelho com luzes de LED

Como montar uma iluminação comercial?

Selecionamos os pontos fundamentais para você considerar ao planejar seu projeto luminotécnico comercial. Lembrando que as luzes, sejam elas naturais ou artificiais, são capazes de determinar a experiência que seus clientes terão com a sua marca, por isso, alguns aspectos devem ser pensados com afinco, como:

1° Analise as características do espaço

Antes de pensar em quais luzes adicionar no ambiente, é importante analisar com profundidade alguns aspectos físicos do local, por exemplo:

  1. Dimensões do ambiente;
  2. Quais são as condições das instalações elétricas;
  3. Disposição de portas e janelas que transmitem luz natural.

Com essas informações em mãos, é hora de analisar com cuidado as recomendações da norma NBR 5410 para calcular os pontos que deverão receber as lâmpadas e luminárias.

2° Verifique a temperatura de cor a ser aplicada no local

A temperatura é um dos aspectos mais importantes de um projeto luminotécnico. Uma iluminação deve ser aconchegante, equilibrada e convidativa, ou seja, aspectos que estimulam a permanência do consumidor no local. Por isso, invista nas variações de temperatura de cor, mesclando a quente e fria nos ambientes de seu projeto.

Vale lembrar que as cores frias são uma alternativa para locais que precisem despertar o estado de alerta. Já as cores mais quentes criam um efeito de conforto e deixam o espaço mais intimista. Por isso, é importante analisar qual atividade será realizada no local para definir a temperatura de cor.

restaurente com balcão preto, spots e plantas

3° Considere o estilo da loja

Não basta apenas sair adicionando pendentes e lâmpadas em cada cômodo, a iluminação deve seguir a funcionalidade do ambiente. Dessa forma, é fundamental determinar o objetivo do espaço e qual atmosfera você deseja criar? Um clima de sofisticação? Descontração? Modernidade?

Com esses pontos definidos, já é possível definir como e com o que irá iluminar a sua loja de forma funcional e decorativa, qual efeito deverá ser criado e como os produtos serão destacados.

homem vendo roupas

4° Aposte em lâmpadas de LED

Além de garantirem uma vida útil prolongada — que pode ultrapassar 50 mil horas de funcionamento —, as lâmpadas de LED são mais eficientes em termos energéticos. Essas opções oferecem uma iluminação moderna e mais bonita, valorizando apenas a luz e não a lâmpada.

Algumas lâmpadas de LED também permitem a mudança de cores, como a lâmpada bulbo Smart RGB. Essas luminárias facilitam a criação da temperatura adequada para cada estabelecimento e uma dinamismo maior no layout.

ambiente cinza com iluminação de LED branca

5° Se atente ao direcionamento das luzes

Além de escolher uma iluminação geral funcional, é essencial se atentar ao direcionamento das peças, fazendo com que cada cantinho importante da loja conte com toques de luz. Confira alguns aspectos importantes:

loja com araras de roupas, teto preto e spots de luz

  • Para valorizar os produtos, busque adicionar uma luz focada e dirigida. Os contrastes e as sombras também ajudarão a destacar o item e aumentar o valor agregado;
  • As vitrines são lugares de destaques e, dessa forma, as luzes coloridas são as melhores opções para gerar os pontos focais tão importantes;
  • Para as prateleiras, a melhor iluminação é a difusa, assim como as fitas de LED que transmitem luzes modernas e agradáveis.

Ideias de iluminação para lojas comerciais

Para criar um bom projeto luminotécnico, considere o seu público alvo e qual é o efeito que deseja alcançar para o local. Não utilize a iluminação apenas para realçar a estética, mas sim para atrair bons clientes para o negócio.

Por exemplo, se você deseja alcançar um público com alto poder de compra, invista em um tipo de iluminação mais sofisticado, com composições de sombras e luzes quentes. Já para um público com menor poder aquisitivo, as luzes devem estimular a sensação de agilidade, como as opções claras e fortes.

Melhores luminárias para comércio:

  • Arandelas;
  • Painéis de LED;
  • Balizadores;
  • Embutidos de teto, solo e parede;
  • Fitas de LED;
  • Lustres;
  • Trilhos e spots;
  • Plafons;
  • Pendentes.

Essas foram as nossas dicas sobre iluminação comercial e seus impactos em um espaço comercial. Agora basta montar o seu projeto luminotécnico de acordo com seus objetivos. Continue explorando o nosso blog, por aqui você encontra muitos conteúdos sobre iluminação residencial e para empreendimentos.

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.